Conteúdo programático:
Conteúdo Programático:
1. Panorama dos Periódicos em Educação no Brasil e América Latina
-Tipos de periódicos
- Importância da indexação e visibilidade
2. Indexadores e Critérios de Avaliação
- Bases de dados e indexadores mais relevantes
- Avaliação de qualidade (Qualis, CiteScore, JCR, h-index)
3. Fluxo Editorial: Etapas e Responsabilidades
- Submissão, parecer, revisão, edição, publicação
- Softwares de gestão editorial (OJS)
4. Ética na Publicação Científica
- Plágio, autoria, conflitos de interesse, revisão por pares
- Documentos e organizações orientadoras (COPE, ICMJE)
5. Bem-estar e Vida Editorial
- Trabalho voluntário e reconhecimento
- Saúde mental e práticas editoriais sustentáveis
- Construção de uma cultura colaborativa e ética
Objetivo:
Este minicurso tem como objetivo capacitar estudantes de pós-graduação, pesquisadores, editores e demais interessados nos processos que envolvem a publicação científica na área da Educação. Serão abordados os principais indexadores e critérios de indexação, o fluxo editorial de periódicos científicos — desde a submissão até a publicação — e as boas práticas éticas na produção e gestão editorial. A proposta também inclui reflexões sobre o bem-estar dos envolvidos nesse ecossistema, considerando a saúde mental, o reconhecimento do trabalho coletivo e o equilíbrio entre produtividade e qualidade editorial. O minicurso combina exposições teóricas, análises de casos reais e atividades práticas de avaliação editorial. Este minicurso visa apresentar e discutir o funcionamento dos periódicos científicos na área de Educação, com foco nos principais indexadores, no fluxo editorial e nas boas práticas éticas que garantem a qualidade científica e humana no processo de publicação. Além disso, propõe reflexões sobre o bem-estar de autores, pareceristas e editores, valorizando práticas colaborativas e sustentáveis no ambiente editorial. A atividade é voltada para estudantes, pesquisadores e equipes editoriais interessadas em qualificar sua atuação e compreender os desafios contemporâneos da comunicação científica.
Outras informações:
A crescente exigência por produtividade acadêmica tem ampliado a demanda por publicações científicas, impactando diretamente o funcionamento dos periódicos e a saúde mental dos envolvidos. Apesar dos avanços em indexação e tecnologias de editoração, ainda são recorrentes dilemas éticos, sobrecarga editorial e práticas desiguais de avaliação. Este minicurso busca promover um espaço formativo e reflexivo para compreender o funcionamento técnico, ético e humano dos periódicos na área de Educação, contribuindo para a formação de autores, pareceristas e editores mais conscientes e preparados.
Público-alvo:
Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores(as), editores(as), pareceristas e demais interessados(as) em publicação científica da Unimontes.
quinta-feira, 25/09/2025 - sexta-feira, 26/09/2025
08:00 - 12:00
LABORATÓRIO 4 - 1º ANDAR - PRÉDIO 3 – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (CCET), Montes Claros
20 vagas
Valor